sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cerati en primera persona

Dois meses depois... rs...
Pra tentar voltar, escolhi um livro que ganhei ano passado mas só consegui ler em março deste ano.
Infelizmente, no Brasil não conseguimos encontrá-lo. #chateada.
Este livro é uma biografia do cantor Gustavo Cerati (meu preferido de todos os tempos), argentino, 54 anos, em coma há 4. Sim, em coma, inconsciente, vítima de um derrame cerebral.
O livro é o resultado do árduo trabalho da jornalista argentina Maitena Aboitiz, que passou sabe-se lá quanto tempo ouvindo e transcrevendo milhares de entrevistas dadas pelo Cerati, além de usar suas próprias entrevistas feitas com ele. O livro é absolutamente incrível, não só porque é meu artista favorito (junto com a Sandy, s2), mas pela disposição e organização dos capítulos. A moça é tão genial que conseguiu organizar as entrevistas em 400 páginas dispostas em ordem cronológica e falando especificamente de cada CD/DVD lançado! Tipo, os nomes dos capítulos são os nomes dos CDs, e dentro deles só estão palavras relacionadas ao CD correspondente, além de em alguns momentos o texto se reportar a uma música específica.
Eu acho que não faz muito (nenhum) sentido ler este livro pra alguém que não conhece o trabalho do Cerati, mas não tinha como deixar de falar. Fico p. da vida quando percebo que ele fez turnê pela América inteira (inclusive América do Norte), Europa, TODOS os países da América do Sul, menos o Brasil. Enfim, infelizmente (2) no nosso país esse estilo de música, o Rock latino americano,ainda não faz sucesso, a não ser que seja uma banda/novela, como RBD, ou Maná que, mesmo assim, está fazendo N parcerias com Thiaguinho, Luan Santana e afins para tentar se popularizar e cair no gosto do brasileiro. 
O mais próximo do Brasil que o Cerati já chegou é ter uma forte amizade com a Shakira, essa sim bastante conhecida e adorada por aqui. Inclusive é ela quem escreve o prefácio do livro! :)
Pra quem quiser conhecer um pouco do trabalho dele sugiro algumas músicas: Lago en el cielo; Sudestada; Médium; Puente; Vivo. Ahh, ouçam também "De música ligera", ainda da época que Gustavo era o vocalista da banda Soda Stereo, antes de sua carreira solo. vocês irão se surpreender e vão reconhecer a música, rs.
Se você leu até aqui, muito obrigada!

2 comentários:

  1. Obrigada por visitar meu blog. Eu conheço o trabalho do Gustavo, quando ele tocava na banda Soda Stereo. É uma pena que a imprensa desistiu de falae dele. Foram poucas as vezes que tocaram em seu nome anunciando que seu estado continuava o mesmo.

    Tão jovem... é uma pena...

    Abraços e obrigada por visitar o meu blog.

    Booklover - Gláucia

    www.booklover.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gláucia, que bacana encontrar alguém aqui no Brasil que conheça o Gustavo! Isso é bem raro..
      É uma pena mesmo que não sejam divulgadas mais informações sobre ele por aqui. Sempre que quero, procuro alguma coisa em sites argentinos.
      Muito obrigada pela visita!
      Beijo :)

      Excluir