terça-feira, 17 de junho de 2014

Laços de família

Para entrar no clima de Copa do Mundo, resolvi falar de um livro nacional. Foi também o último que eu li. "Laços de família", da Clarice Lispector, é uma reunião de 13 contos da autora, não sei se organizados por ordem cronológica ou por qualquer outra ordem.
Vamos lá... Não foi minha primeira experiência com a autora. Antes desse livro eu já li, em 2009, "A hora da estrela" e, em 2011 ou 2012 li "Felicidade Clandestina". De uns tempos pra cá tenho percebido que "A hora da estrela" vem ganhando uma popularidade muito grande, e acho que com razão. Lembro que quando li, mesmo que obrigada pela escola, eu adorei o livro! Inclusive pretendo ler de novo em breve. Com "Felicidade Clandestina", tive uma impressão "ok", nem muito bom nem chato. Tanto que nem lembro de nenhum dos contos (sim, ele também é composto por contos, mas "a hora da estrela" é um romance mesmo). 
Quando peguei "Laços de família", já estava com uma impressão negativa porque eu ganhei o livro de uma pessoa que comprou e não gostou, nem conseguiu terminar de ler. Ah.. antes que alguém pergunte, não há nenhuma relação entre o livro e a novela da globo que passou em 2001, ok? Quer dizer, pode ser que o Manoel Carlos tenha se inspirado (muuuuuito de longe) em alguns problemas/sentimentos de famílias, mas a história principal da novela, que era a mãe e a filha gostando do mesmo cara, não aparece em nenhum dos contos.
Enfim, no geral me decepcionei bastante com esse livro, tive mesmo vontade de desistir, mas como ele é bem curtinho eu aguentei até o fim. De todos os contos, não me identifiquei com nenhum. Se tivesse que escolher dois para serem os que mais me passaram alguma mensagem eu citaria "Uma galinha" e "A menor mulher do mundo". Só que em todos fiquei com a impressão de que as personagens eram fúteis e infelizes, vivendo 99,9% de aparências. Sem contar que, para mim, nada acontece nunca, em nenhuma das 135 páginas do livro.
Bom, se alguém já leu e teve uma sensação diferente pode comentar, ou se pensa parecido comigo também pode expor sua opinião!! Mas, sinceramente, não é um livro que eu recomendo. Espero ler logo outro livro da Clarice para (tomara!) tirar essa má impressão.
Um beijo grande e até a próxima! :)

7 comentários:

  1. Oi, Karla, :)
    Também li Felicidade Clandestina e lembro de ter curtido, mas não amaado. Ao mesmo tempo que gostei muito de alguns contos, outros foram bem cansativos. Adorei o conto Felicidade Clandestina, que dá nome ao livro, e esse é o único que permanece bem vívido na minha mente.
    Pena que Laços de Família não te agradou, pendo que por enquanto irei evitar esse, mas com certeza o próximo da Clarice que irei ler é o de crônicas Aprendendo a Viver. Tô DOIDA pra ler esse há um tempão e com altas expectativas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda!! Muuuito obrigada pela sua visita, fico muito contente!
      Também quero ler "Aprendendo a viver" há um tempão, tomara que eu goste mais.
      Beijão!

      Excluir
  2. Gostei da resenha Karla. Que pena que não foi uma leitura muito agradável... Infelizmente, isso acontece bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e pelo elogio, Vanessa!
      Um beijo :)

      Excluir
  3. Oi Karla, eu não li este, e por isso não tenho uma opinião formada. Mas, é sempre chato quando pegamos algo pra ler, e não encantamos pela escrita. Eu não sou muito fã de Clarice Lispector, mesmo porque que eu lembre, só li um livro dela e já fazem muitos anos...
    Obrigado por sua visita e comentário lá no Doces Letras. Já estou seguindo seu blog e suas redes sociais. Bjus
    Lia Christo
    www,docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tem tempos que venho pensando em tentar reler Clarisse, mas não sei se vai rolar. Tentei ler O Lustre há alguns anos, mas não gostei, porém, como todo mundo fala bem da autora (ou quase todo mundo)...fiquei com a impressão de ter pego o livro errado, sei lá, mas acho que vou esperar um pouco mais.

    Beijoks, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Karla!
    Livros de contos são para quem realmente os aprecia.
    Não li esse ainda da Clarice, entretanto já li muitos outros e sempre tem a nos acrescentar.
    Gostei da análise sincera.

    Agradeço a visita feita ao blog!
    Desejoo uma semaninha de sucesso para você e nosso Brasil!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “O Brasil está dando uma demonstração de que se pode se tornar um país de primeiro mundo criando riquezas.”

    ResponderExcluir